Normas de Qualidade: 5 Critérios para Fabricação de Caixas de Papelão

O que dizem as principais Normas de Qualidade para fabricação de caixas de papelão? Conheça 5 critérios!

Indice

As normas de qualidade para fabricação de caixas de papelão são responsáveis por garantir que os produtos sejam seguros e adequados para o uso previsto. 

Existem diversos documentos que expõem os critérios e regras para a fabricação de embalagens em papelão ondulado, como a NBR 14979, 5980, 5985, 6739, entre outros.

Essas determinações podem variar de acordo com o tipo de caixa que será produzida, ou seja, a aplicação da embalagem também determina os padrões de qualidade exigidos.

Hoje, vamos falar sobre as principais funcionalidades determinadas para caixas de papelão e os critérios utilizados pelas normas de qualidade que elaboram a regulamentação desses produtos. Veja a seguir 👇

Como é o processo de fabricação das embalagens de papelão ondulado?

Para entender os critérios utilizados nas normas de qualidade, é preciso também conhecer sobre o processo de fabricação das caixas de papelão ondulado.

Na RCP, preparamos uma página especial para contar um pouco mais sobre os nossos processos produtivos, conheça clicando neste link

Mas, de uma maneira geral, podemos dizer que a embalagem de papelão ondulado passa pelas seguintes etapas até estar pronta para ser entregue:

  • Ondulação do papelão: responsável pela construção da chapa de papelão que posteriormente formará uma caixa.
  • Impressão por clichê: a personalização das caixas é feita a partir de um clichê, elemento flexível formado por uma placa de fotopolímero.
  • Vincagem e acabamentos: entalhes para dobra, fechamento e vincagem das caixas, além da personalização de tamanhos e formas.

Quais as 3 principais funcionalidades para caixas de papelão?

As normas de qualidade são estabelecidas para definir os critérios de qualidade das caixas, que por sua vez atendem a três funções principais:  

1. Consumo: caixas com forte apelo visual para induzir a compra de produtos dos clientes, que podem ser produzidas com outros materiais além do papelão ondulado.

2. Intermediário: embalagens para guarda de produtos e volumes antes de serem consumidos, sem a necessidade de seguir padrões de qualidade sobre empilhamento, por exemplo.

3. Transporte: caixas voltadas para proteger os objetos, intermediar a guarda de produtos e também induzir os clientes à compra, e por isso devem ser fabricadas seguindo rígidos padrões de qualidade.

➡️ Conheça 7 tipos de embalagens de papelão ondulado

5 critérios avaliados nas normas de qualidade para a fabricação de caixas de papelão ondulado

As normas de qualidade são exigidas principalmente para as caixas de guarda e transporte de objetos, porque elas sofrem exposição a intempéries e outros fatores externos.

Conheça mais sobre os 5 principais critérios presentes nas normas:

1. Gramatura e Compressão

A gramatura determina o peso do papelão por metro quadrado, e é determinada por g/m²; está diretamente relacionada à resistência à compressão da coluna das caixas de papelão quando empilhadas, e é expressa em kgf/cm.

2. Umidade e Absorção

A umidade é uma métrica das normas de qualidade que visa avaliar quanto de água o metro quadrado do papelão pode absorver por um determinado período de tempo.

A embalagem é pesada após um tempo de exposição ao líquido, e o resultado é avaliado em g/m².

➡️ Por que investir em embalagens para hortifruti?! Aprenda a escolher o melhor modelo

3. Arrebentamento

O arrebentamento é um dos critérios das normas de qualidade para avaliar qual a resistência do papel ao estouro. Isso é feito por meio de um dispositivo de pressão hidráulica que atua até haver o rompimento das fibras do papelão. Sua medida é expressa em Ibs/pol² ou kgf/cm².

4. Resistência à tração e esmagamento

Esse tópico das normas de qualidade requer analisar qual a capacidade máxima do papelão em resistir ao esforço da tração e ao esmagamento, um teste que tem as medidas expressas em quilograma força (kgf).

5. Porosidade

A porosidade determina a resistência do papelão à passagem do ar, e é expressa em seg/100cm³. Ela considera somente as chapas de papelão ondulado.

Existem ainda outras normas de qualidade que avaliam e calculam dois itens importantes: fator de segurança e resistência das caixas de papelão.

Falando em segurança, esta está interligada diretamente com a forma de paletizar, acondicionar, manusear e estocar caixas.

Os fatores que afetam a perda de resistência de uma caixa, por outro lado, são: umidade, tempo de estocagem, manuseio, tipos de empilhamento e transporte.

Conheça a RCP Papéis

A RCP Papéis atua há mais de 40 anos como uma indústria de embalagens de papelão ondulado, seguindo as mais rígidas normas de qualidade, e oferecendo sempre as melhores soluções para os seus clientes.

Conheça mais sobre nossa história e solicite um orçamento com a nossa equipe comercial. 👇